sábado, 20 de junho de 2015

"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"


SE QUERES CONHECER ALGUÉM, COMPARE O DISCURSO COM SUAS AÇÕES... AQUELE QUE NÃO É CAPAZ DE HONRAR AS PRÓPRIAS PALAVRAS NÃO É DIGNO DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO, POIS SEU CARÁTER É DUVIDOSO... MAIS CEDO OU MAIS TARDE SERÁS ENGANADO POR ELE... (Cleiton Simão da Rosa)
Porque a coisa mais fácil que existe de se ver é o tal "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
Pais devem compreender que têm de educar seus filhos por seus exemplos, mais do que com cartilhas desta ou daquela linha educacional, mais do que com palavras ou com a escolha de escolas trilingues caríssimas!
Quantas mães, dirigem por aí seus SUVs caríssimos e saem xingando as pessoas, querendo levar vantagem no trânsito, desrespeitam as leis vigentes; e se esquecem que, na cadeirinha infantil no banco de trás está seu filho. Que a tudo observa e que tudo absorve!
Gestores e grandes administradores precisam perceber que suas ações e suas escolhas é que ditam o comportamento e o código de ética em suas empresas: quantas vezes já vi na parede maravilhosos dizeres que mostram ao visitante os valores e o credo da empresa. Mas, na real, é uma empresa cuja alta administração quer mesmo é explorar seus fornecedores, uma empresa focada em lucro a qualquer custo, uma empresa despida de respeito e de valores.
Como acusar de desonesto um funcionário que pede percentual ao fornecedor? Que contrata aquele que lhe der maior caixinha? Isto também é lucro a qualquer custo, viu?
Há uns anos fui chamada a trabalhar em uma empresa, cujo lema do fundador era "só me preocupo com as coisas que o dinheiro não pode comprar!". 
Como não estou à venda, não os atendi - porque, cá entre nós, como abordar elegância e etiqueta sem trabalhar conceitos de ética? E como trabalhar ética numa empresa onde o dono a desconhece? 
De uns tempos para cá, invisto meu tempo e gasto minha saliva com pessoas e empresas que tenham valores de peso, que tenham uma conduta ética, que interajam com seus parceiros e fornecedores de forma justa e honesta.
Do contrário, tenho certeza que, a exemplo do que diz o autor da frase, mais cedo ou mais tarde serei enganada por ela...
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário