segunda-feira, 15 de junho de 2015

Gerencie pelo exemplo!


Assisti há dias um seriado no NETFLIX intitulado Mr. Selfridge, que conta a vida de Harry Gordon Selfridge, fundador da Selfridge's, a primeira grande loja de departamento inglesa, que mudou o jeito dos londrinos e do mundo ver as compras e o comércio.
E, no seriado, você o vê todos os dias chegando para o trabalho antes da loja abrir as portas britanicamente no horário. E ele cumprimenta a todos e quer que todos sintam-se "donos" do negócio e que encantem seus clientes.
A Selfridge's segue sendo sinônimo de sofisticação e de comércio multimarcas em Londres, desde que foi fundada em 15 de março de 1909.
Semana passada, meu amigo Sérgio estava em Londres e foi até lá no dia de seu aniversário, para se presentear olhando para coisas finas e também para resolver seu problema com um relógio que usava: mergulhou com o relógio no Algarve e o vidro estava embaçado.
Segue o diálogo entre ele e o profissional responsável por manutenção dos relógios na Selfridge's:
- GOOD MORNING, HOW CAN I HELP YOU, SIR? (bom dia, em que posso ajudá-lo, senhor?) perguntou o rapaz.
Sérgio então lhe explicou o que havia acontecido e o profissional, prontamente colocou o relógio em uma espécie de estufa que costuma resolver o problema.
Não resolveu! Ele então comunica que terá de abrir o relógio. 
E Sérgio, naturalmente lhe pergunta:
- HOW MUCH WILL THAT BE? (quanto isto vai custar?)
E o profissional, com aquela postura britânica que eu amo, respondeu:
- NOTHING! I WILL JUST MAKE YOU HAPPY! (nada! farei isto para deixá-lo satisfeito!)
Pois é, assim as coisas são! Atender bem e encantar aos clientes é um dos valores da empresa, fortemente trabalhado por seu fundador, seus assessores mais próximos e seus herdeiros!
Gerencie seus subordinados pelo exemplo. Eduque seus filhos pelo exemplo.
E é por isso que as coisas aqui em Banânias andam me chocando e me preocupando tanto: os desvarios nas instituições, nas empresas, no transito, na educação. Isto tudo é fruto dos exemplos que vêem de cima. E que precisam urgentemente serem mudados!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário