segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Como dividir a conta no restaurante


Há dias, almocei com minha amiga Zeila num tradicionalíssimo restaurante francês da cidade. Como não é segredo para ninguém, em geral restaurantes franceses têm preço um pouco acima da média...
Além disto, ela e eu decidimos pedir uma iguaria que não se acha em todo lugar e que, por isso mesmo, não é lá muito barata.
Um divino espumante para acompanhar e..."voilá": a conta era alta!
Dividimos exatamente pela metade. Porque consumimos exatamente a mesma coisa. 
Já, há um tempo, acabei pagando por um prato simples, despido de qualquer sofisticação o mesmo valor dos demais á mesa que consumiram coisas muito mais caras do que eu, comeram camarões, pediram vinho e etc. Talvez fosse meu mal estar ou o dia, mas me lembro que fiquei muito aborrecida com aquilo.
Assim sendo, ficam algumas dicas para que sejamos justos e jamais deixemos que outros tenham a sensação de que estamos tentando nos dar bem ou levar vantagem às custas deles.
DIVISÃO DA CONTA: Exceto se todos da mesa consumirem exatamente o mesmo tanto, nada de "dividir por cabeça" - que cada um pague o que consumiu, acrescido dos 10% regulamentares do serviço.
O AMIGO QUER PAGAR: Se um amigo insiste para pagar por toda a despesa, não fique discutindo e nem dê uma de feminista emponderada alterada: aceite a gentileza e retribua convidando este amigo para uma outra refeição.
Saí para jantar com Ines e Helio e, ao final, ele me diz que ainda é "dos antigos" e que faz questão de pagar pelo jantar - estou lhes devendo algo aqui em casa, preparado por mim como retribuição à delicada gentileza.
A DUREZA: Se a grana está curta, melhor mesmo é não combinar e nem aderir a nenhum programa que lhe pareça mais caro. 
Francamente, não há coisa mais chata que aquela pessoa que o tempo todo está lhe lembrando das dificuldades financeiras pelas quais ela passa e que, sem querer ser insensível, não é culpa dos demais presentes à mesa.
Se tem dinheiro, aproveite; se não é este o caso, melhor deixar para quando a situação estiver melhor. Isso é coisa que acontece com todo o mundo, ok?
Pois é, assim a vida é mais fácil - pediu um Krug Clos du Mesnil? Beba, saboreie e pague por ele. Pediu água e não consumiu nada alcoólico? Que sua parte na divisão do consumo seja justa e "enxuta" como foi o seu consumo...
O que é certo é que é o chique.
E ponto!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário